Propriedades Medicinais
Benefícios do cogumelo shiitake (Lentinula edodes)
O shiitake pode reduzir os níveis de colesterol no sangue. Segundo um estudo realizado em 2001 pela Universidade de Agricultura e Medicina Veterinária de Obihiro, no Japão, e publicado no Experimental Biology and Medicine, o cogumelo shitake possui um composto conhecido como eritadenine, que por sua vez demonstrou capacidade de aumentar os níveis de colesterol nas fezes, reduzindo consequentemente, os níveis perigosos de colesterol no sangue.
O shiitake também é usado para aliviar tosses crônicas. Estudos indicaram que a lentinana, substância presente no shiitake, ajuda a aumentar a habilidade do sistema imune de combater infecções. Segundo a American Cancer Society, a lentinana pode efetivamente reduzir e retardar o crescimento de células cancerosas, enquanto aumenta a atividade do organismo para combater tumores ao ativar determinadas células e proteínas que atacam o cancro.
Os efeitos da lentinana foram avaliados em 33 pacientes em vários estágios de câncer gástrico após gastrectomia. Após uma semana, esses pacientes receberam 2mg de lentinana quatro vezes ao dia, por dois ou quatro intervalos semanais. Os resultados obtidos foram aumento superior a 50% da produção basal de IL-1 pelos macrófagos em aproximadamente 70% dos pacientes. Este efeito foi mais significativo nos pacientes que receberam lentinana por quatro semanas quando comparado com aqueles que receberam esse tratamento por apenas duas semanas.
O shiitake, além de possuir grande atividade antitumor e antivirótica, pode estimular o aumento das atividades de células-T. Também há um aprimoramento por parte do shiitake para com as células do sangue brancas, anticorpos e interferon. O shitake também estimula as células na medula óssea a criarem mais células-B e células-T. Pode ser utilizado para melhorar a resposta sexual das mulheres.
Na culinária, o shiitake pode ser acrescido em sopas, guisados e outros preparos. Pode ser assado, grelhado e conservado. E seu uso nos alimentos ajuda o corpo a se livrar de quantidade excessiva de sal. O fungo é composto de polissacarídeo (lentinana), eritadenina, vitaminas D, B-2, B-12.